Hoje, 90% dos brasileiros moram em áreas urbanas. Na cidade de São Paulo, há apenas 2,6 m2 de área verde por habitante. Cerca de 90% da vegetação da capital é de origem estrangeira.
O botânico e paisagista Ricardo Cardim tem uma meta: resgatar a vegetação natural da capital paulista. Ele já organizou o plantio de seis Florestas de Bolso® em áreas públicas da cidade, com apoio de voluntários. A técnica patenteada, desenvolvida por ele, permitiu o cultivo de áreas de mata atlântica em ambientes urbanos, incluindo paisagismo em edifícios, pontes e telhados.
“A gente foi substituindo gradativamente toda essa riqueza [de flora e fauna] que a gente herdou, por concreto e asfalto e, em cima disso, colocamos plantas estrangeiras que nada tinham a ver como todo esse patrimônio natural”, observa Ricardo Cardim. “A vegetação nativa tem um aspecto muito forte do ponto de vista cultural. As pessoas desconhecem hoje o que é mata atlântica. A gente não preserva aquilo que a gente não conhece e que não valoriza”, reflete.
A Floresta de Bolso é uma área de rápido crescimento da vegetação (oito meses) por conter espécies de um mesmo bioma. Contribuem para a diversidade alimentar e para o resgate dos sabores com o cultivo de árvores frutíferas. Também reintroduz a fauna nativa e atrai polinizadores como abelhas e borboletas.
A técnica é também uma estratégia de marketing verde, por reproduzir a dinâmica de biomas brasileiros e aproximar as pessoas desse ecossistema. Também uma ferramenta educativa sobre vegetação nativa.
“O Floresta de Bolso é um projeto que surgiu com a ideia de trazer a mata atlântica de volta para a cidade. A minha ideia é que daqui a 20, 30 anos, São Paulo seja uma cidade que conviva com a mata atlântica, que essas plantas voltem a participar da vida das pessoas”, planeja Ricardo Cardim.
A Floresta de Bolso descobriu e criou as três primeiras reservas públicas de vegetação nativa do Cerrado na cidade de São Paulo, um total de 33.090 m2. Ricardo Cardim também criou o projeto Árvores de São Paulo para conscientizar as pessoas sobre a importância do verde urbano para a qualidade de vida, ajudando no resgate à biodiversidade nativa de São Paulo.
Confirme sua participação e garanta o seu ingresso, com meia entrada para universitários. REGISTRE-SE AGORA.
Conheça o Árvores de São Paulo: https://arvoresdesaopaulo.