So+ma é o único programa de fidelidade, gratuito, que contribui para mudança de comportamento e fortalecimento do ambiente empreendedor nas comunidades de periferia.
Incomodada com o baixo nível de reciclagem no Brasil e o impacto causado por esse volume de lixo, Claudia Pires fundou a so+ma, programa de fidelidade para pessoas com baixa renda. Tudo gerenciado por um aplicativo mobile que informa os produtos disponíveis para troca e a quantidade de pontos acumulados.
A troca é realizada em dois locais na cidade de São Paulo: na Casa so+ma Grajaú – Cooperpac e no Espaço Capão Redondo. O modelo do negócio foi desenvolvido a partir de pesquisas de soluções em gestão de resíduos em vários países.
“Para a gente fazer transformações, é necessário mudar o hábito das pessoas, por isso a gente resolveu valorizar os resíduos, trazendo um componente importante que é o benefício para o indivíduo, que se transforma em um benefício coletivo”, explica Claudia Pires.
A troca por alimentos contribuiu para que as pessoas se sentissem envolvidas de fato com a causa da reciclagem e também para a geração de renda. O processo incentivou moradores do Grajaú e Capão Redondo a recolherem seus resíduos domésticos ao ponto da reciclagem se tornar um hábito.
“Elas [as pessoas] estão sentindo esse benefício todo e aí não conseguem mais parar de reciclar, porque percebem que, realmente, o ciclo se fecha e ele é benéfico para todos”, observa.
A coleta também contribuiu para que os resíduos cheguem às cooperativas recicladoras em melhor estado e são vendidos a um preço superior ao do mercado.
Confirme sua participação e garanta o seu ingresso, com meia entrada para universitários. REGISTRE-SE AGORA.