The Body Shop: um case de responsabilidade social corporativa

Quando Dame Anita Roddick fundou a The Body Shop, construiu uma empresa sustentada no princípio de que o negócio deve ser impulsionado pelo bem e pela mudança social e ambiental. Esses princípios permaneceram como drivers do negócio nos últimos 40 anos e, hoje, a companhia é muitas vezes reconhecida como uma das fundadoras da responsabilidade social corporativa moderna.

Cientistas acreditam que o mundo vive a época da Anthropocene, momento marcado pelos impactos do Homem na Terra. Para a The Body Shop, as empresas têm o papel vital de agir e devem agir responsavelmente para garantir que o planeta possa florescer nos próximos anos, apesar de problemas delicados como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.

A partir do Enrich not Exploit™ Commitment (o comprometimento de enriquecer sem explorar), a The Body Shop se desafiou propondo objetivos que visam alcançar a verdadeira sustentabilidade, sendo o mais ético e sustentável negócio no mundo.

“Para nós, ser verdadeiramente sustentável significa moldar o nosso negócio para um trabalho em linha com o sistema natural e os processos do planeta, permitindo um contínuo reabastecimento e restauração para enfim criar condições para todos nós florescermos sustentavelmente. Significa compreender como o nosso negócio está contribuindo para a existência do planeta – tanto positivamente quanto negativamente –, e nos comprometermos a mudar para contribuir com um futuro sustentável”, diz o posicionamento da The Boby Shop.

Programas da empresa como o Bio-Brigdes e a nova campanha Forever Against Animal Testing (contra teste de produtos em animais), enfrentam problemas ambientais e sociais que são também preocupações dos consumidores.

Com lojas em 65 países, a empresa tem consciência de sua capacidade de fazer a diferença em áreas que importam. Em 2017, a The Body Shop passou a ser parte da Natura, uma das organizações líderes em ética e sustentabilidade desde que foi fundada, em 1969.

Christopher Davis, diretor internacional de Responsabilidade Social Corporativa e Campanhas da The Body Shop International é um dos palestrantes do #SB17SP.

Diretor Internacional de Responsabilidade Social Corporativa​ e Campanhas da The Body Shop International. Participa da atuação estratégica da companhia, com o objetivo de torna-la uma das marcas líderes na promoção e no fortalecimento da ética. Reconhecido com o Prêmio Líder Empresarial das Nações Unidas, é especialista no desenvolvimento de estratégia integrada de Responsabilidade Social Corporativa, em gestão e engajamento de lideranças de stakeholders.

Confirme sua participação e garanta o seu ingresso, com meia entrada para universitários. REGISTRE-SE AGORA.

Share this with your network