Tyson Gersh, cofundador e presidente da Michigan Urban Farming Initiative (MUFI), será um dos palestrantes do #SB17SP. A organização voluntária e sem fins comerciais é referência mundial em estratégias de agricultura urbana. Desde 2012, engaja comunidades a desenvolverem uma agricultura sustentável em ambientes urbanos.
Em Detroit North End, a área de 12.140 m2 gerenciada pela MUFI, é um epicentro da agricultura urbana. O cultivo é realizado de acordo com as melhores práticas para uma agricultura sustentável, com técnicas que promovem inovações em infraestrutura verde, além de produzirem vegetais seguros para o consumo.
A MUFI foi fundada com o propósito de entregar soluções a problemas como áreas vazias – desocupadas em função da crise econômica dos Estados Unidos –, usar esses espaços para cultivar hortas urbanas e realizar outros projetos que promovam a cultura da sustentabilidade.
As ações combatem, ao mesmo tempo, dietas pobres em nutrientes, a falta de informação nutricional e a insegurança alimentar, tendo na agricultura sustentável uma plataforma mobilizadora para esses temas.
O trabalho desenvolvido por Tyson Gersh e o time da MUFI empodera comunidades locais ao oferecer alimentos saudáveis a preços baixos, no formato “pague o quanto puder”.
Também contribui com a geração de valor social à medida em que gera recursos financeiros com a comercialização dos alimentos cultivados para mercados e restaurantes locais, igrejas e instituições de caridade. Desde 2011, a horta comunitária já produziu 50,000 libras (22.679 kg) de vegetais.
“Temos a oportunidade de pensar sustentavelmente e de forma inovadora sobre o futuro de Detroit”
Tyson Gersh
Cofundador e presidente da Michigan Urban Farming Initiative (MUFI)
Siga a MUFI: Facebook Linkedin site
Uma rede local e global de negócios está colaborando com a MUFI para transformar um complexo de apartamentos vazio em Detroit North End em um espaço comunitário multifuncional, um dos imóveis mais sustentáveis da cidade.
Empresas de diversos setores estão realizando um trabalho em conjunto para identificar como seus materiais, sistemas e técnicas podem transformar a estrutura do imóvel em exemplos de inovação e eficiência energética. Madeiras de demolição dos prédios de três lojas localizadas próximo ao condomínio serão utilizadas para a fabricação de móveis.
“Estamos agregando eficiência com alguns dos produtos e técnicas de construção mais sustentáveis disponíveis atualmente”, ressalta Tyson Gersh. “Nosso centro comunitário servirá de exemplo sobre como precisamos reinventar a forma como planejamos nossos prédios, bairros e comunidades. Temos a oportunidade de pensar sustentavelmente e de forma inovadora sobre o futuro de Detroit”, conclui.
Quando finalizado, o Centro Comunitário será um espaço de encontro para moradores e visitantes, além de local para a realização de seminários, workshops e programas educativos. Também terá uma cozinha comercial, além de funcionar como a nova sede da MUFI.
Confirme sua participação e garanta o seu ingresso, com meia entrada para universitários. REGISTRE-SE AGORA.